Como driblar o mau momento do mercado de salas comerciais de aluguel

Preparamos cinco dicas que vão te ajudar a pensar fora da caixa e driblar o mau momento do mercado para as salas comerciais de aluguel. Confira!

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Que o mercado de salas comerciais de aluguel foi um dos segmentos do mercado imobiliário mais impactados pela crise econômica, não é novidade. A grande desocupação dos imóveis e consequente queda nos valores de locação fez com que, em alguns estados, os aluguéis congelassem. Depois de dois anos, mesmo depois de passado o pior momento da recessão, os números do segmento ainda são baixos. Como diz o ditado, o corretor precisa “fazer do limão uma limonada” se quiser se manter na profissão.

Por tirar as pessoas de sua zona de conforto, os momentos de crise podem estimular a busca de soluções criativas para a superação de problemas ou, como diria Albert Einstein, “em momentos de crise, só a imaginação é mais importante que o conhecimento”. Por isso, preparamos cinco dicas que vão te ajudar a pensar fora da caixa e driblar o mau momento do mercado de locação de salas comerciais. Confira!

5 dicas para turbinar a locação de salas comerciais

salas-comerciais-de-aluguel1- Especialização

Atualmente, mais do que um mediador entre inquilino e locatário em negociações imobiliárias, o corretor de imóveis deve ser um verdadeiro consultor imobiliário, com amplo conhecimento sobre o mercado, os imóveis da carteira, o perfil do cliente e a legislação vigente. Sobretudo, se considerarmos que a grande parte da procura por salas comerciais de aluguel é feita por investidores, que buscam complementar renda. Diante do atual cenário, a demanda por profissionais especializados na locação de imóveis comerciais é cada vez maior, uma vez que é preciso garantir a taxa de vacância e rendimentos proporcionais ao investimento. A especialização é uma tendência no mercado imobiliário atual, por agregar real diferencial competitivo ao profissional, diante de um batalhão de pessoas que ingressam na profissão sem qualquer conhecimento de causa.  

salas-comerciais-de-aluguel2- Perfil do cliente

Conhecer a fundo o perfil do cliente é um requisito para o sucesso da locação de salas comerciais, já que o consumidor busca respostas cada vez mais objetivas para suas necessidades. Tendo em vista que o cliente de imóveis comerciais é um empresário, interessado em lucratividade para sua atividade econômica, a busca do imóvel ideal demanda informações sobre o negócio, o estágio em que se encontra, o público alvo da atividade, a localização ideal, a infraestrutura necessária, entre outros. A abordagem de locação deve enfatizar ainda a segurança do bairro, as vias de acesso ao local, além de projeções de valorização do ponto, já que o valor agregado ao imóvel pela atividade sempre vai ser do locatário, nunca do inquilino. Uma vez que os imóveis oferecidos ao empresário levem em conta as suas reais necessidades, ele vai pagar o valor e não o preço do imóvel, o que faz uma grande diferença para o investidor que contrata o corretor.

salas-comerciais-de-aluguel3- Gestão do espaço

O grande estoque de salas comerciais para locação pode ser minimizado com a emergência de uma nova forma de gestão de imóveis: o coworking, que consiste na locação da estrutura de salas comerciais por período determinado de tempo, para diferentes pessoas e/ou empresas. A ocupação pode ser desde uma estação com computador por um dia até uma sala mobiliada e toda a estrutura de serviços por um ano. A estrutura inclui salas de reunião, recepção, internet, sistema telefônico, videoconferência, entre outros. Já os serviços incluem limpeza, atendimento, café, office boy, entre outros. Por reduzir o valor da locação de salas comerciais, garantindo que, apesar da rotatividade, os imóveis estejam sempre ocupados, a modalidade de gestão compartilhada dos espaços tem sido explorada por investidores de São Paulo, fazendo surgir um mercado que segue em expansão.

salas-comerciais-de-aluguel4- Exposição

Além de processos inovadores, atualmente, há tecnologias disponíveis no mercado, que podem contribuir para a exposição de salas comerciais de aluguel, por agilizarem o encontro do imóvel ideal. Uma delas é a placa virtual, ou seja, um anúncio que contém um código QR que, uma vez escaneado por smartphone ou aplicativo leitor, dá acesso a todas as informações sobre o imóvel. A tour virtual 360° também é uma tecnologia que pode contribuir para a locação de salas comerciais, pois ajuda o cliente potencial a visualizar todo o imóvel em um único ambiente interativo, que dá acesso a fotografias, vídeos, planta baixa e localização do imóvel. Portais imobiliários especializados também contribuem para o encontro do imóvel ideal, uma vez que reúnem imóveis segmentados segundo algum nicho, como casas de alto padrão ou salas comerciais de Santa Catarina, o que contribui para uma busca mais assertiva do que os portais imobiliários genéricos.   

salas-comerciais-de-aluguel5- Divulgação

Novas formas de divulgação de imóveis comerciais para locação são ações de marketing, que criam maior envolvimento com o cliente potencial. Um exemplo bem sucedido foi a ação “Open House Bus Tour”, desenvolvida em Nova York em 2015 pelo portal imobiliário Realtor.Com. Consistia em oferecer um traslado de ônibus para que pessoas em busca de imóveis visitassem unidades disponíveis na rota do ônibus. Como esta, ações menores mas igualmente criativas estão em curso no Brasil, como a abertura de imóveis comerciais durante um mês, para livre visitação por clientes potenciais. Além de não passarem pelo processo de requisição e devolução de chaves, em horários específicos, os visitantes são orientados por corretores que ficam de plantão.

 

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