Vida de Corretor: quais erros podem arruinar a sua gestão imobiliária (e como resolvê-los!)

Confira os três principais erros de gestão imobiliária que podem comprometer a sobrevivência do seu negócio e as melhores formas de solucioná-los.

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by Dooder – Freepik

O cotidiano da corretagem nem sempre oferece brechas para uma gestão imobiliária eficiente. Mas, se o corretor não priorizar o planejamento estratégico, o tempo nunca vai surgir. Já os problemas… Trabalhar no imediatismo da corretagem imobiliária é possível, mas por curto período. Logo os erros se tornam insustentáveis.

Para uma gestão imobiliária eficiente, é preciso, antes de tudo, conhecer processos, técnicas e ferramentas apropriadas ao negócio, tanto específicas para a corretagem, quanto em geral para a gestão de negócios. Quando a condução é meramente intuitiva, a chance de errar é maior, além de reduzir a produtividade e gerar retrabalho.

3 erros evitáveis de gestão imobiliária

1- Falta de um plano de negócios

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Não planejar os processos que envolvem o negócio, tendo em vista os objetivos a ser atingidos no longo prazo, é o principal erro de gestão imobiliária. O plano de negócios permite ter em perspectiva todas as ações necessárias para viabilizar a corretagem de imóveis. Segundo o Sebrae, esta ferramenta é como um mapa de percurso. “O plano irá orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa”.


Como resolver!

Para desenvolver um plano de negócios é preciso conhecer o ramo de atividade e os mercados consumidor, fornecedor e concorrente; definir produtos e serviços a serem oferecidos; conhecer o processo operacional que envolve o negócio; analisar os locais de estabelecimento do negócio, online e offline; fazer a projeção do capital necessário para começar e manter o negócio; ter noções de marketing para divulgar ofertas.

2- Deixar de  fazer controle financeiro

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Deixar de gerir as movimentações financeiras é um erro fatal de gestão imobiliária, que pode custar a sobrevivência do negócio, pela incapacidade de se gastar menos do que se ganha. Esta fórmula básica pressupõe registrar todos os investimentos e gastos, não apenas os ganhos. O gasto com gasolina, por exemplo, quase sempre negligenciado pelos corretores de imóveis na conta do mês, mas entre uma saída e outra para apresentar um imóvel, ir ao cartório ou a uma agência bancária vão litros de combustível. Sem fazer a gestão financeira de todos os processos, não se tem uma visão de médio e longo prazo, não se planeja o negócio, não se sabe sequer se é rentável.     


Como resolver!

Antes de tudo, é preciso criar um plano de contas, em que se identifica todo ganho e todo gasto. Com essas informações, são criadas categorias para a montagem de tabelas, sejam semanais, quinzenais ou mensais, para lançamento das entradas e saídas de dinheiro. O último passo é calcular o resultado do caixa, calculando a diferença entre o total dos recebimento e pagamentos realizados no período.

3- Não gerir anúncios

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Estar na internet pode não significar nada se o corretor imobiliário não gerir os anúncios que faz em portais especializados. Atualmente, as plataformas digitais oferecem uma série de indicadores, que precisam ser conhecidos e analisados para se identificar tendências e pautar o planejamento de novas ações. É preciso ultrapassar a lógica dos cliques e começar a analisar outros aspectos que envolvem a visita de internautas aos seus anúncios, para formatá-los com vistas a aumentar a atração de clientes potenciais e, principalmente, aumentar a taxa de conversão de cliques em negócios fechados.   


Como resolver!

Quanto mais especializada a plataforma, melhor a gestão imobiliária. Escolha portais imobiliários segmentados por estado, por tipo de imóvel, etc. O serviço também deve oferecer filtros de pesquisa completos, para uma análise do perfil de imóvel mais procurado. Finalmente, a plataforma deve oferecer relatório completo do comportamento dos usuários na página do anúncio, como informações mais acessadas, tempo gasto na visita, etc.

 

Os erros de gestão imobiliária pareceram familiares a você? Clique aqui e conheça outras dicas de para garantir sucesso de negócios de corretagem!

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