3 estratégias para vender para um cliente que demonstra pouco interesse

Levantamos três estratégias para vender que vão lhe ajudar a chamar atenção, gerar interesse e despertar desejo. Confira!

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estratégias para vender
by Dooder / Freepik

Ligações não atendidas, indecisão, demora nos retornos – comportamentos do cliente potencial que demonstram pouco interesse no negócio e devem ser revertidos o quanto antes, para que todo o esforço de venda não caia por terra. Neste contexto, mobilizar estratégias para vender é a chave para contornar a situação.

O corretor de imóveis precisa ter em mente o caminho subjetivo percorrido pelo cliente potencial entre o primeiro contato até o fechamento do negócio, simplificado em: Atenção, Interesse, Desejo e Ação ou “AIDA”. Se cada um destes momentos for bem trabalhado pelo profissional, a tendência do cliente potencial a dizer NÃO reduz drasticamente.

Nós levantamos três estratégias para vender que vão lhe ajudar a chamar atenção, gerar interesse e despertar desejo. Isso garantido, basta fazer o gol e correr para o abraço! Confira.  

Estratégias para vender para o cliente indeciso

1- Jogue uma isca

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Quando se aborda um cliente potencial, o interesse em fechar o negócio está com você. O desafio é transferir o interesse ao cliente. Para tanto, é preciso romper com a indiferença dele e conseguir atenção para considerar suas propostas. Uma estratégia para vender que vem do Marketing é fisgá-lo, ou seja, lançar iscas que levem a pessoa a buscar mais informações. Uma dica certeira é começar a venda oferecendo soluções para problemas e não meramente produtos. Assim você terá a oportunidade de seguir o negócio, pois terá a atenção do cliente potencial, porta de entrada para a geração de interesse.  

2- Acione gatilhos mentais

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Outra estratégia de venda que vem do Marketing é gerar emoções no cliente potencial a partir de estímulos definidos, que a leve a sentir motivação, encantamento, necessidade – levando-o a se interessar pelo que tem a dizer. Entre os gatilhos que podem ajudar o corretor de imóveis nesta empreitada, estão:

estratégias para venderUrgência

Despertar no cliente a noção de necessidade para que não deixe passar a oportunidade é um gatilho efetivo, pois confronta a sensação de impossibilidade de escolher, seja pelo prazo, pela escassez ou demanda pelo imóvel;

estratégias para venderAntecipação

Criar ações que geram expectativa no cliente potencial, usando ferramentas, como folders, maquetes, fotos, vídeos, entre outras, é importante para preparar o terreno, gerando boas perspectivas de futuro no prospect;

estratégias para venderPorquê

Explorar a necessidade das pessoas de justificar seus atos, oferecendo motivos pelos quais ela deve fechar o negócio também é uma estratégia de venda eficiente, sobretudo, se as justificativas forem verdadeiras e factíveis;

estratégias para venderAutoridade

Ter autoridade sobre os aspectos que envolvem o mercado imobiliário, respondendo prontamente às questões colocadas, é imprescindível para gerar confiança e interesse do cliente potencial e seguir contando com sua assessoria.

3- Estimule a vivência

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Para partir para ação, não bastam atenção e interesse, é preciso também despertar o desejo. Ver foto e assistir a vídeos são eficientes ferramentas para colocar o cliente potencial em contato com os imóveis ofertados pelo corretor de imóveis. Mas, para que ele deseje, é preciso que vivencie, toque, sinta e, acima de tudo, se imagine morando no local. Deixá-lo sozinho no imóvel, contar histórias sobre a relação do imóvel com o entorno, dar exemplos de experiências positivas no imóvel são estímulos que o levam a vivenciar.

Estas estratégias para vender te ajudaram a repensar a forma como conduz as suas negociações? Como estas, há muito mais dicas para você, corretor de imóveis, no blog do Clube Imóvel! Clique aqui e confira.

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