Vida de Corretor: qual o perfil do profissional na nova era do mercado imobiliário

Saiba quais são as competências imprescindíveis sintonizar o corretor de imóveis à nova era do mercado imobiliário.

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by zirconicusso / Freepik

Montar um arsenal tecnológico não basta para sintonizar o corretor de imóveis à nova era do mercado imobiliário. Mais do que estar presente na internet e manipular ferramentas tecnológicas, é preciso buscar soluções inovadoras para problemas cada vez mais específicos de clientes cada vez mais exigentes – o que não passa necessariamente pela adoção de novas tecnologias, mas também de novos modelos de gestão, que ampliem sua competitividade.

“Inovar é fazer algo diferente daquilo que já existe, ou de uma forma diferente daquela que já existe.” Sebrae – cartilha “O que é Inovação”

Para manter posições no mercado globalizado um corretor de imóveis deve:

  • Ter uma ampla visão do mercado imobiliário;
  • Conhecer com profundidade seu público alvo;
  • Oferecer soluções personalizadas;
  • Ser cada vez menos burocrático e mais flexível;
  • Acompanhar as tendências na área de vendas e os lançamentos na área de tecnologia para otimizar os processos;
  • E, acima de tudo, deve ser criativo para sair da zona de conforto e fazer diferente.

Um profissional sintonizado com as tendências do mercado imobiliário:   

Qualifica sua presença na internet

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Você já deve ter percebido que apenas ter um endereço virtual e anúncios em sites imobiliários não são suficientes para alavancar os negócios bem-sucedidos no mercado imobiliário. Não basta “dar as caras” na internet, é preciso fazer um trabalho de qualificação da sua presença no ambiente virtual. O sugestão inicial é a construção de sites próprios amigáveis, em que o cliente potencial seja direcionado na busca da melhor solução para seu problema. O segundo passo é anunciar em sites imobiliários e, quanto mais especializados, maior a probabilidade de atração do seu cliente potencial. O último passo é a otimização dos seus anúncios para que sejam encontrados com facilidade por buscadores.  

Usa a tecnologia como aliada

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Em muitos casos, a tecnologia é mais um obstáculo do que um aliado do corretor de imóveis, pelo simples desconhecimento das ferramentas. Para a adoção de uma das inúmeras soluções tecnológicas de gestão, é preciso ter um panorama das opções disponíveis, conhecer em detalhes as suas funcionalidades e, finalmente, escolher entre as marcas. A tecnologia também pode ser aplicada na oferta de serviços e produtos aos clientes, uma tendência da nova era do mercado imobiliário, bastante explorada por startups. Neste caso, é imprescindível a customização de ferramentas tecnológicas para oferecer soluções voltadas para públicos específicos, como sites que oferecem imóveis exclusivos por Estado, softwares de realidade virtual para maior imersão do cliente potencial no espaço, ferramentas de geolocalização para melhorar a procura por imóveis, entre outras.

Aprimora técnicas, abordagens e processos

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Como já dissemos por aqui, não basta ter lábia. Mesmo corretores experientes podem – e devem! – se atualizar, pois as técnicas de venda, abordagens de clientes e processos de gestão seguem em evolução no mercado imobiliário, assimilando estudos de diferentes áreas do conhecimento. Conceitos, como o de neuromarketing, novo campo de estudos que busca compreender o comportamento do consumidor, sua lógica de consumo, impulsos e motivações, surgem dia após dia e devem ser incorporados no know how do corretor de imóveis, como diferencial competitivo. Atualmente, mais do que fechar negócios, os profissionais da área devem oferecer assessoria completa em investimentos imobiliários para se manterem no mercado, tendo como diferenciais o conhecimento e as constantes atualizações.

Diferente de outras profissões, a principal ferramenta de trabalho do corretor imobiliário é o conhecimento! Quanto mais e melhores informações, melhor para os negócios. No blog Clube Imóvel você encontra dicas que vão te ajudar nesta empreitada. Confira!

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