7 dores que atrapalham o trabalho de todo corretor de imóveis e como lidar com todas!

Saiba quais são as principais dores dos corretores de imóveis e os melhores caminhos para lidar com todas elas.

Compartilhe:
corretor de imóveis
by Pressfoto / Freepik

A correria do cotidiano do corretor de imóveis, muitas vezes, induz a repetição de erros e dificulta a solução de problemas que podem ser facilmente superados. Para tanto, uma conduta proativa na busca de causas das dores que afligem estes profissionais deve ser aliada a uma ação direcionada à eliminação de situações que atravancam o processo.

Assim, o trabalho é otimizado e o corretor de imóveis pode concentrar tempo e energia na criação de diferenciais competitivos, para distinguir seu trabalho dos demais, enquanto ainda estão às voltas com as dificuldades da corretagem. A seguir, identificamos as sete principais dores dos profissionais e apontamos os melhores caminhos para lidar com todas elas. Confira!  

Problemas que o corretor de imóveis pode evitar

corretor de imóveisIgnorar ferramentas digitais

É consenso entre corretores de imóveis a importância do uso de ferramentas digitais para garantir a sobrevivência no mercado imobiliário. Porém, no primeiro contato, os profissionais encontram dificuldades que podem levá-los a desistir, como configurar anúncios, usar aplicativos e ter resistência de clientes em expor seu imóvel.

Como lidar?

A geração de novos negócios por meio de ferramentas digitais exige familiaridade, mas ela deve ser conquistada. É preciso experimentar, tentar e errar, pesquisar e, acima de tudo, contratar plataformas amigáveis que apresentem certificado de segurança, o que facilita o uso e pode ajudar a romper com a resistência dos clientes.

corretor de imóveisCeder à pressão do cliente

A recessão impactou diretamente na fidelidade do cliente, que está ainda mais volúvel. Predominam os pedidos de permuta e descontos, a busca por imóveis antigos e a negociação direto com construtoras, o que implica no faturamento do corretor de imóveis.

Como lidar?

Estudar técnicas de venda para driblar situações como estas é fundamental, mas o profissional também deve negociar com o cliente potencial contrapartidas, para tornar o negócio vantajoso e conseguir competir.   

corretor de imóveisSe comunicar por email

Os emails são importantes ferramentas para formalizar acordos e ser lembrado por sua carteira de clientes, mas já está ultrapassado como ferramenta de comunicação durante a negociação. Seu uso recorrente pode ainda mascarar o medo do corretor de imóveis da conversa direta.

Como lidar?

Atualmente, o uso do Whatsapp é a forma mais direta e barata de comunicação com clientes, sobretudo, na área de corretagem. Mas, se a ferramenta ainda for de difícil uso, não pense duas vezes antes de fazer uma ligação telefônica para o cliente.

corretor de imóveisElaborar contratos incorretamente

Erros na elaboração de contratos podem prejudicar a fidelização de clientes e a credibilidade do corretor de imóveis. Exigências abusivas, como pedir duas formas de garantia e recusar o inquilino por ter crianças e animais, são comuns e devem ser evitados.     

Como lidar?

Para evitar problemas entre inquilino e locador, o corretor de imóveis pode elaborar pré-contratos com o proprietário, onde são expostas condições desejáveis, desde o valor do aluguel até o uso do imóvel. Assim, caso haja dúvidas ou alterações, podem ser feitas modificações pontuais.

corretor de imóveisPerder negócios por falta de garantias

Para assegurar o contrato de locação, o locatário de imóveis deve apresentar garantias, que vão desde fiadores até seguro-fiança, o que sempre gerou dificuldades para o fechamento de negócios, que muitas vezes se esbarra na falta de garantia.

Como lidar?

É importante que o corretor de imóveis oriente o cliente potencial a providenciar a documentação antes de iniciar a busca pelo imóvel ideal. Assim, qualquer problema com documentação pode ser resolvido antes de se dispensar tempo e energia para encontrá-lo.

corretor de imóveisNão estudar os imóveis da carteira

Toda relação comercial é de confiança, quanto mais na compra de imóveis, por se tratar do sonho da casa própria. Mas, em muitos casos, o corretor de imóveis apresenta soluções ao cliente potencial sem saber o básico sobre os imóveis, demonstrando despreparo, o que pode minar a confiança.  

Como lidar?

Estudar os imóveis da sua carteira, suas vantagens e diferenciais. é imprescindível para o sucesso das vendas, assim como ter amplo conhecimento do entorno da casa, dos atrativos da região. Diferenciais, como conhecimento de áreas específicas, de arquitetura, decoração, direito imobiliário e contratos valoriza ainda mais o passe.

corretor de imóveisPerder tempo na busca do imóvel ideal

Uma das dificuldades mais relatadas por corretores de imóveis é o tempo que leva entre a captação do cliente e o fechamento do negócio, alargado consideravelmente pela busca do imóvel perfeito. Esta situação diminui a produtividade e aumenta o desgaste na relação.    

Como lidar?

O corretor precisa conhecer em detalhes o perfil do cliente potencial e investigar a fundo suas necessidades para oferecer opções assertivas, que vão de encontro à busca, criando identificação. Assim, as chances de sucesso no fechamento do negócio aumentam.

Conhecemos as dores dos corretores de imóveis e temos outras dicas para contribuir para o sucesso das suas negociações imobiliárias. Clique aqui e confira!  

Compartilhe:

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *