Vida de corretor: 11 maneiras de aumentar a aquisição de clientes com criatividade

Apresentamos 11 dicas criativas para você ampliar a aquisição de clientes, transformando prospects em verdadeiros clientes.

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Há uma relação direta entre ampliar a carteira de clientes e o desenvolvimento do negócio, sobretudo, se o corretor de imóveis investir na criação de relacionamento – e não se centrar somente nos ganhos que cada negociação pode gerar. Em tempos de crise econômica e concorrência em nível nacional nos sites imobiliários, encontrar o público alvo na internet é o primeiro passo no sentido da aquisição de clientes, que deve ser aproveitado como oportunidade única de aumentar seu mercado. A seguir, apresentamos 11 dicas criativas para você transformar prospects em verdadeiros clientes.

O que faço para aumentar minha carteira de clientes?

aquisição-de-clientes 1- Conheça o público alvo

Conhecer a fundo o perfil dos clientes potenciais dos seus imóveis é condição para a ampliação da carteira. É preciso levar em conta o tipo de produto e serviço que buscam, os problemas que solucionam negociando um imóvel, o seu comportamento no mercado, para oferecer produtos e serviços direcionados a cada público alvo – e não perder tempo, energia e investimentos atirando para todos os lados. Para tanto, é recomendado criar um banco de dados a partir do perfil dos clientes e dos prospects, assim como fazer pesquisas para identificá-los.  

aquisição-de-clientes2- Pesquise o mercado

Acompanhar o mercado imobiliário é condição para ampliar a carteira de clientes, pois desta forma é possível colocar em perspectiva a forma como os concorrentes estão trabalhando e como o seu público alvo reage a estímulos, como marketing, precificação, nicho de atuação, serviços e diferenciais, entre outros. Também é importante compreender o que demanda o mercado, para que você desenvolva produtos e serviços de valor para o cliente potencial, que sejam decisivos para que feche negócio com você e não com o concorrente.

aquisição-de-clientes3- Modele suas soluções

O conhecimento aprofundado do público alvo e do mercado imobiliário deve ajudar o corretor de imóveis a pensar soluções específicas para cada público alvo. Importante agrupar os cliente segundo aspectos, como tipo de imóvel buscado, expectativa de valor, região preferida, entre outros, para modelar soluções ao seu perfil. Dessa forma, você estimula o cliente potencial a ter a sensação de que determinado imóvel é feito para ele, como se costuma ouvir no mercado, o que relativiza muito o preço, já que o importante é o valor gerado para a pessoa.  .

aquisição-de-clientes4- Ofereça diferenciais

Se destacar na multidão, sobretudo, quando se concorre com corretores de todo o País na internet, é fundamental na atração de clientes. Exibir de forma estratégica cada atrativo do negócio, cada diferencial que pode agregar mais valor aos produtos e serviços oferecidos é básico. Não se trata apenas do preço, mas os aspectos que te tornam único. Uma assessoria de qualidade, por exemplo. Em muitos casos, o cliente potencial aceita pagar mais caro para ter um atendimento mais personalizado. Portanto, mais uma vez, é preciso conhecer seu público, saber o que busca e se empenhar para oferecer a melhor solução.

aquisição-de-clientes5- Direcione a mensagem

Conhecer o seu público e suas necessidades também é importante para elaborar uma comunicação adequada a cada perfil, ou seja, para falar a mesma língua do seu prospect. A abordagem certa pode fazer toda diferença na decisão de compra, pelo poder de criar – ou não! – aproximação, confiança, identificação, entre outros elementos relevantes para negociações imobiliárias.Também é importante buscar as mídias mais adequadas e acessadas para cada público alvo, como é o caso de campanhas de imagem veiculadas em redes sociais buscando atingir as novas gerações.

aquisição-de-clientes6- Planeje ações

Ter um plano de ação, que leve em conta o perfil do cliente consumidor e o mercado imobiliário, com a abordagem certa para cada nicho, é decisivo para aumentar a aquisição de clientes, com o devido planejamento e cronograma. Entre as ações que podem ser desenvolvidas em termos de comunicação, estão campanhas de telemarketing e mídias sociais, publicação de posts otimizados em blog, oferta de conteúdo especial gratuito para captação de novos contatos e envio de email marketing. Há ainda parcerias que podem ser criadas com outras empresas para oferta de benefícios e descontos especiais, além de ações presenciais, como happy hours, exposições de arte, tours pelos imóveis, entre outras.

aquisição-de-clientes7- Anuncie em sites

Entre as ações mais importantes para a atração de novos clientes, está a criação de anúncios em sites imobiliários. Além de garantir uma presença significativa do corretor de imóveis na internet, as plataformas reduzem as distâncias, colocando clientes em contato com o negócio clientes potenciais que dificilmente seriam acessados de outra forma. Isso, porque o sites imobiliários têm uma série de atrativos, como a ampla abrangência e o grande investimento em marketing. Nesse sentido, investir em um site imobiliário ainda mais especializado, exclusivo de Santa Catarina, por exemplo, é ainda mais efetivo.   

aquisição de clientes8- Se relacione com o cliente

Cada contato telefônico, por email ou rede sociais é uma conquista, que exige grande empenho do corretor de imóveis atualmente. Por isso, é preciso aproveitar ao máximo cada oportunidade, pois toda aproximação é uma chance de fechamento de negócio. Criar um relacionamento com o cliente potencial, baseado na oferta de uma assessoria especializada, é imprescindível nesse sentido. Para tanto, você pode utilizar ferramentas, como aplicativos, email, redes sociais, chats, ligações telefônicas. Com moderação e estratégia, estes recursos podem ajudar de forma significativa na aquisição de clientes.

aquisição-de-clientes9- Gerencie ações atrativas

Porém, não basta pensar e executar ações apropriadas a cada público alvo. Se cada um dos esforços não for devidamente gerenciado e avaliado, etapa por etapa, não é possível identificar padrões de comportamento do mercado e dos clientes potenciais, não é possível avaliar a eficácia das ações e corre-se o risco de perder oportunidades valiosas, o que é grave em termos de concorrência continental na internet. Apenas gerenciando seus esforços, poderá criar estratégias efetivas. Portanto, exercite o planejamento até o fim do processo.

aquisição de clientes10- Crie processo de negociação

Desenvolver um processo de negociação, com etapas bem definidas, estratégias traçadas para cada uma delas e avaliação de cada passo dado rumo ao fechamento do negócio é muito importante para transformar clientes potenciais em verdadeiros clientes. Desde a primeira divulgação até a assinatura do contrato, há momentos decisivos, que devem avaliados pelo corretor antes de dar cada passo. A padronização garante uma visão ampla do negócio, apontando para os processos que surtem e não surtem efeitos positivos. Se este caminho não for estruturado, o corretor corre grande risco de perder os esforços empreendidos.

aquisição de clientes11- Desenvolva técnicas de venda

As habilidades do negociador também fazem toda a diferença na aquisição de clientes. Uma negociação começa bem quando o feeling do corretor de imóveis sobre os anseios do cliente é agregado a informações levantadas sobre seu perfil por meio de pesquisas, por exemplo. Daí, se cria uma abordagem quase imbatível. Um negociador bem preparado também está apto a lidar com situações negativas, como desistências e sumiços, sendo capaz de reverter a situação a seu favor. Portanto, não deixe de continuar se atualizando para seguir bem na profissão.   

Pronto para a aquisição de clientes? Como estas, o blog do portal imobiliário Clube Imóvel tem outras dicas para seu negócio decolar!

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